sábado, 26 de julho de 2014

Epístolas Paulinas de 1ª aos Coríntios, áos Gálatas e aos Filipenses


1ª aos Coríntios – No início da carta, Paulo, junto com os demais que o acompanhava, saúdam os coríntios. Diz de suas constantes orações por essa igreja. Paulo alerta-os sobre as divisões que haveria na igreja de Corinto, e admoesta-os a que tenham uma unidade, pois Cristo é a cabeça da igreja. Se há uma gloria, que seja no Senhor, pois aquele que criou todas as coisas é mais importante que a criatura. E que o mais importante de tudo, é que tenhamos amor incondicional uns pelos outros. O amor é o principal dom que Deus nos deu.

Gálatas – Paulo alerta aos gálatas sobre os perigos de abandonar o verdadeiro evangelho e que este, não deve ser segundo o homem, mas segundo ao que Cristo ensinou. Paulo reapresenta a doutrina cristã e alerta-os a viverem pela fé.

Filipenses – Nesta epístola Paulo declara a gratidão pela contribuição recebida dos filipenses e que Deus ama quem dá com alegria e singeleza de coração.

Resenhando os evangelhos sinóticos e Atos dos Apóstolos


Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são sinóticos, ou seja, há uma similaridade entre as narrativas descritas neles. Junto com o evangelho de João formam o grupo dos quatro evangelhos do cânon sagrado. A palavra evangelho significa boa notícia, e nestes, descrevem que a boa notícia era que o Reino de Deus estava presente entre eles (os judeus), muitos creram, mas outros não, porque fato é que a maioria esperava um Messias com força militar que iria lutar contra o poder romano e estabelecer o status quo anterior, como quando o Rei Davi, comissionado por Deus, subjugou as nações em redor e estabeleceu um reino forte e soberano.

Embora no compêndio bíblico, o evangelho de Mateus é o primeiro, Marcos foi escrito antes. O evangelho de Mateus é escrito para os judeus, e em sua narrativa, após a introdução, que mostra a genealogia e o nascimento virginal de Cristo, apresenta o sermão do monte (Mt caps. 5, 6 e 7), apresentando as beatitudes, ou bem-aventuranças. A partir do capítulo 8, o ministério de curas de Jesus. Também apresenta, através de parábolas, ensinamentos sobre como o Cristão deve proceder, e como se converter verdadeiramente à Cristo, como na parábola do mancebo rico (Mt 19.16-30).
Por fim, o sermão profético, sobre o que deveria acontecer nos próximos dias e a promessa do segundo advento, sendo comparado a uma parábola das dez virgens, nos ensinando a perseverar na fé, no conhecimento das escrituras sagradas e estarmos sempre alertas e preparados.

Marcos foi o primeiro evangelho escrito, e foi para os gentios, pois não traz algumas ilustrações do judaísmo, o que seria de difícil compreensão destes.

Atos é continuação do evangelho de Lucas, e a descrição de sua narrativa é direcionada à Teófilo, onde apresenta a ressurreição e ascensão de Cristo e, logo depois, a descida do Espírito Santo (o Consolador). É provável que Lucas tenha descrito parte do livro direcionado por Pedro, pois este o acompanhava em sua jornada. Nos primeiros capítulos há a narração da formação da igreja Cristã, primeiro em Jerusalém, depois na Judéia e Samaria, lideradas por Pedro e demais apóstolos, inclusive Matias, que fora escolhido em lugar de Judas Iscariotes. Muitos eram convertidos e a igreja cresceu sobremaneira. A irmandade prevalecia sobre todos, que vendiam suas posses e dividiam com os necessitados. Por este fato, houve a necessidade de estabelecer o ministério dos diáconos, que os ajudariam nos afazeres do dia a dia. Por fim, aquele que antes perseguia a igreja, agora é convertido e passa a levar as boas novas aos confins da terra, ou seja, aos gentios. Lucas passa a seguir os passos desse, que é Paulo, e descreve os atos de seu ministério, até sua prisão e cárcere em Roma. O livro dos Atos dos Apóstolos não tem um final, como os demais livros da Bíblia, e isto sugere que ele continua sendo escrito até nossos dias, agora pelo dedo de Deus.