domingo, 22 de junho de 2014

Jó, Juízes e Reis e Esdras e Neemias


Esta postagem faz parte de um estudo que estou fazendo sobre o Antigo Testamento, realizado no iPED.

O livro de Jó aborda temas importantes como casamento, amizades, fé, perseverança, entre outros.
Quanto ao tema casamento, a Palavra de Deus nos ensina que serão dois numa só carne, portanto ambos estarão intimamente ligados e deverão caminhar juntos, na mesma direção. Se um cair o outro levanta. Mas a mulher de Jó manda-o amaldiçoar a Deus e morrer. Por isso, casamento não deve ser feito somente pelo livre arbítrio de escolher alguém que agrade os olhos e o coração. Mas uma luta constante, em oração, para que ambos sejam fiéis em tudo, na doença e na saúde, na riqueza e na pobreza.
Quanto aos amigos, mostra que só um é realmente verdadeiro em todos os momentos. Ainda que os demais tenham boas intenções, só o verdadeiro amigo o sustenta na angústia.
É importante notar como Deus mostra, com o carinho de um pai, a beleza de Sua criação. Um fato que me chamou muito a atenção está em Jó 40.15-24, quando Deus pede a Jó que contemple o beemote ... ele é a obra prima dos caminhos de Deus. Se alguém me perguntasse, eu diria sem titubear que é o homem.
Resumindo, este livro mostra como é bom conhecer a Deus na intimidade. Um conhecimento empírico, prático, com experiências¹, e não por ouvir falar.
E no final Jó percebe que aquilo que ele mais temia lhe aconteceu. Uma lição sobre nossos medos.

Juízes e Reis
Tanto no livro de Juízes quanto no livro dos Reis, os assuntos abordados nos mostram que o povo se perde se lhes faltar o conhecimento.
No livro de Juízes, o povo se corrompia contaminando-se com a idolatria dos povos em redor, era oprimido, se arrependia, e logo se levantava um libertador. Estas figuras nos ajudam a compreender como somos facilmente influenciados, ainda hoje, pela televisão, internet, amizades, etc.
No livro dos Reis, mostra como um representante máximo de uma nação pode determinar sua ascensão ou queda. Quando e enquanto estes andavam e faziam o que era reto diante de Deus, o povo gozava de prosperidade. Quando faziam o que era mal, o povo sofria o jugo e havia de arcar com a sucumbência.

Esdras e Neemias
Reconstrução é o tema destes dois livros. Reconstruir é muito mais doloroso que construir. E nem sempre na reconstrução o objeto reconstruído fica como seu estado primeiro.
Foi um processo duro, cheio de muito trabalho, conflitos com a inveja dos vizinhos, mas de perseverança e fé, sem as quais não seria possível sua conclusão. Ademais, houveram problemas não só externos, mas internos. A mistura com os povos das terras vizinhas poderia comprometer o projeto de reconstrução do povo e sua identidade. Uma elite especulando obter lucros. Por fim, sob a direção de um homem de Deus, e quando o povo o dá ouvidos, a casa pode ser colocada em ordem.
1 - (desculpem-me o pleonasmo - mas fez-se necessário para dar ênfase ao assunto abordado)