sábado, 25 de junho de 2011

Ageu

O povo estava preocupado somente em constituir seus bens materiais, sem se preocupar com a obra de Deus. Ageu levanta-se como profeta para reclamar ao povo o que cada um estava fazendo. Haviam os que se preocupavam em reformar sua casa, colocando-a em primeiro lugar. Outros preocupavam-se com suas roupas. Cada um colocando em seus bens, seus valores, uma importancia maior a que davam ao Senhor. Hoje não é diferente, preocupamo-nos com as roupas, afinal eu tenho que andar na moda, ou até não gosto de moda, mas tenho que estar apresentável, de roupa nova sempre. As roupas de uso, passado? Faço doação aos pobres, afinal eu sou generoso.  Se vou bem vestido à igreja, é para Jesus! Outros querem um carro novo, pois não dá prá ficar muito tempo com o mesmo! As pessoas podem pensar que financeiramente não estou bem! Outros se agradam em ter uma casa bonita, e pr isso estão sempre reformando, trocando os móveis, pintando. Cortinas novas, tapetes, e o enxoval? Os adolescentes querem, além de roupas e calçados, celulares da moda, computadores "supermáquinas" para poder rodar todo tipo de games. Há ainda aqueles que querem uma casa na praia, um sítio, e porque não, também, a casa de inverno na montanha?
Deus sabe de tudo o que precisamos. E Ele quer nos dar. Mas para isso temos que colocar em primeiro lugar em nossas vidas a obra do Senhor. Fazer Sua vontade. Não há outra razão por não contentarmos com o que temos, por nossos bens materiais não nos satisfazerem ou por satisfazer por tão pouco tempo, senão a que o profeta Ageu nos avisa: Semeamos muito e recolhemos pouco (Ag 1,6) e, se nada consegue nos satisfazer é porque "os céus retiveram o orvalho, e a terra reteve os seus frutos". Cada um de nós estamos cuidando somente de nossos interesses. Deus nos chama a reconstruir o templo. A começar por nós, reconstruirmos o templo de Deus em nós. O Senhor e a sua palavra tem que estar em primeiro lugar em nossas vidas, em nossas ações. É tempo de levar restauração a esse povo que está faminto de Deus. Há muitos desviados. Há muitos que ainda não conhecem o verdadeiro evangelho da graça, da salvação. Até dentro das igrejas, muitos são frequentadores há algum tempo e ainda não são verdadeiramente convertidos. Deus quer mostrar a glória desta segunda casa, pois e maior que a primeira. Podemos fazer isso, a glória de um novo tempo na graça de Deus. Você pode ser um religioso que cumpre suas obrigações, ou ser apaixonado, que escolheu amar a Deus e ao seu próximo como a ti mesmo. Que sente pelo não salvo o mesmo amor de Cristo. Que tem uma necessidade intrínseca de levar a todos o projeto de salvação de Deus. Há que se levantar um clamor, não só dentro das igrejas, mas em nossas casas, nossas escolas, trabalhos, nas ruas, entre todas as pessoas em que Deus colocar em nosso caminho Reconstruir novamente o avivamento, a graça, o evangelho que salva, cura, liberta e transforma, com a ação do Espírito Santo. Cada um de nós pode contribuir, cada um pode ajudar, participar deste renovo. Colocar novamente Deus em primeiro lugar em nossas vidas.
O livro de Ageu nos ensina que é para este tempo em que vivemos que Deus espera isso de nós. Não que ele precise ou tenha necessidade, mas como oportunidade que nos dá para restaurarmos, nos achegarmos a ele e viver o primeiro amor, quando Deus tinha mais importancia que nossos bens, nosso trabalho, nosso tempo. É a oportunidade de fazermos uma introspecção e vermos o que realmente damos de valor a Deus. Por que vou a Igreja? Para ter comunhão com os irmãos? Ou fiz dela um círculo social onde tenho meus amigos? Porque participo do coral? Para levar o meu louvor ou para ser visto pelas pessoas ou por uma pessoa? Porque gosto tanto do púlpito? Para pregar aquilo que Deus tem colocado no meu coração e minha boca ou para que as pessoas me admirem pelo meu intelecto e conhecimento da palavra? Deixemos nossas soberbas.
Deixemos tudo o que nos prende e vivamos o verdadeiro amor de Cristo. Jesus disse: "aquele que me ama faz a minha vontade; e quem faz a minha vontade é amado de meu pai" (João 14,21).
Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo permaneça em nossos corações. Amém!