domingo, 13 de março de 2011

Lucas 13. 1 a 5

    Sabemos que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23), também sabemos que maldição sem causa não se cumpre (Pv 26.2). Por isso o povo comentou com Jesus a respeito dos dezoito galileus que foram mortos pelos soldados de Pilatos enquanto ofereciam sacrifícios no templo. É comum pensarmos que quando acontece algo de ruim com alguma pessoa, é porque ela abriu as portas (baixou a guarda) e o inimigo então se aproveitou desse descuido para fazer o mal. E isso é verdade. Pois se orarmos e vigiarmos (Mt 26.41) estaremos preparados para lutar quando o mal nos sobrevier. Mas Jesus não quis discutir sobre o que eles fizeram de errado para receber aquele castigo. Nos ocupamos demais vendo os erros dos outros. Jesus quis sim, chamar a todos ao arrependimento, pois todos somos pecadores. Não há um justo sequer (Rm 3.10). Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Rm 3.23). Sem arrependimento não há perdão. Se dissermos que não temos pecado, mentimos. Pois tudo o que fizermos, se não provier da fé, é pecado (Rm 14.22). E quantas coisas fazemos e não colocamos o Senhor como objeto principal de nossas ações. No nosso trabalho, no nosso estudo, nas nossas conversas com amigos, no tempo que dedicamos à internet, no MSN, Orkut, Beltrano, Facebook, Blogger, Formspring, Hi5, Twitter, Sônico, Unik, Netlog, Quepasa, Youtube, e outras redes sociais. Será que dedicamos um tempo maior às coisas de Deus? Quem nos edifica mais, a internet ou a bíblia? Jesus não procurou a culpa daqueles que morreram, antes, chamou a todos os vivos ao arrependimento. Devemos pensar e medir nossas atitudes. Somos tão pecadores quanto aqueles que estão presos, nas celas de uma cadeia, ou aqueles engravatados que subtraem o erário público, ou aqueles que maculam o leito matrimonial, ou ainda aqueles que não respeitam o seu próximo. Um pecado é sempre um pecado, tem valor de pecado e quem o faz, é um pecador. Deus difere dois tipos de pecados: aqueles cometidos contra si ou contra outrem - para esses, e houver arrependimento e se deixar de insistir no mesmo erro, há perdão - o outro tipo de pecado é contra o Espírito Santo, para esse não há perdão (Mt 12.3).
    Não devemos julgar aquele que caiu, pois seremos julgados da mesma forma que julgarmos (Mt 7.1). Também temos muitos erros. Ao invés de julgarmos, devemos colaborar para que outros não errem, assim como vigiar para não suceder de cairmos nos erros que condenamos nos outros. Devemos perdoar a todos os que erram contra nós, assim como queremos ser perdoados quando erramos contra alguém. Se não arrependermos, se não deixarmos nossos erros, também haveremos de ser julgados e pereceremos.
Enquanto estamos vivos ainda há oportunidade pra nos concertarmos com Deus. Nada sabem aqueles que estão mortos (Ec 9.5). Nada podemos fazer para aqueles que se foram. Pois ao homem é dado morrer uma vez, vindo depois o juízo (Hb 9.27).
    Há uma morte em que devemos morrer: morrer para o pecado. Sozinhos, não somos fortes o suficiente para isso. Mas se estivermos em Deus, caminharemos em direção a esta conquista. É de glória em glória, um passo de cada vez, lutando contra o pecado que quer fazer habitação em nós. É uma guerra constante contra nós mesmos. Contra todo impulso que nos leva ao mal. Porque em Cristo, somente em Cristo, somos mais do que vencedores (Rm 8.37). Porque ele nos amou e se entregou por nós, para nos redimir do salário do pecado, a morte. E nos destinou para as boas obras (Ef 2.10). Para isso fomos criados. Deixemos então todasas obras das trevas e façamos somente as da luz. Quem anda na luz jamais tropeça. Façamos tudo com amor (I Co 16.14).

segunda-feira, 7 de março de 2011

Breve História Bíblica

                                                                     A CRIAÇÃO
No princípio Deus criou o céu, os anjos, criou todas as coisas. Criou a luz. Criou os planetas, as estrelas, galáxias. Criou a terra, os continentes, ilhas. Criou as águas dos mares, dos rios, lagos. Criou os peixes e todos animais marinhos. Criou todas as espécies de plantas. Criou todas as espécies de animais.E por último criou o homem. À sua imagem e semelhança o criou. E o colocou num jardim regado para viver, o Paraíso.
CARÁTER DE DEUS
Deus é um ser triuno, ou seja, é formado por três pessoas distintas, mas com um único parecer, um único agir. Deus Pai, a Palavra e o Espírito Santo. Deus criou um trono para ser ocupado por aquele que governará tudo o que foi criado. Lúcifer, significa anjo de luz, era um querubim ungido, o aferidor de medidas. Sua beleza e formosura eram incomparáveis. Por sua posição mais excelente, Lúcifer deixou o orgulho entrar em seu coração. Almejava o trono e fez rebelião contra Deus, arrebatando o apoio de um terço dos anjos. Deus que é justo e poderoso, destituiu-o e aos seus anjos, lançando-os na terra. Estes, por sua vez, organizaram-se contra Deus e, não podendo voltar ao céu, decidiram vingar-se da principal criação de Deus, o homem.
O PECADO GERA A MORTE
Lúcifer transformou-se no diabo, que significa "pai da mentira", e enganou a Eva. Deus havia dito a Adão e Eva que não comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois no dia em que comessem, morreriam. Eva, tentada e enganada pelo diabo, comeu e ofereceu também a Adão. Adão mesmo sabendo que era errado comeu também. Desta forma, o pecado entrou no mundo, e com ele a morte, porque o salário do pecado é a morte. Adão e Eva foram expulsos e não puderam  mais viver no Paraíso. Agora, Adão teria que plantar seu próprio alimento. Eva sentiria desejos por Adão e daria à luz com dores no parto. Com o pecado de Adão o mal entrou no mundo. À medida em que a população aumentava, aumentava concomitantemente a inveja, a dissolução, o ódio, a imoralidade, o adultério, a cobiça, o egoísmo, as inimizades e todas as práticas erradas que Deus abomina. Mas Deus em sua infinita misericórdia desejou restaurar o homem ao estado original, como era antes de haver pecado. Assim, cada vezque Deus levantava um líder entre seu povo, Satanás tentava derrubá-lo.
OS LÍDERES
- Noé foi dormir bêbado e nú. Seu filho Cam o viu. Noé o amaldiçoou. A bebida e a palavra de maldição fez Satanás desistir de Noé, pois não seria este que restauraria o reino de Deus.
- Abraão, o pai da fé, também errou. Quando Sara, sua mulher, ofereceu sua escrava para que ele gerasse um filho através dela, não questionou, a possuiu e o fruto gerado é Ismael, que até hoje briga com o povo de Deus. Isso fez Satanás ver que não era este que restauraria o reino a Deus.
- Moisés também errou quando Deus lhe disse que falasse a rocha para dar água. Ele, porém, a feriu duas vezes. Por isso não entrou na terra prometida. Satanás percebeu que este, também, não restauraria o reino.
VIERAM OS JUÍZES
- Josué despediu o povo antes de conquistar toda a terra que Deus havia lhe ordenado.
- Gideão levou o povo a idolatria construindo uma estola sacerdotal.
- Jefté tomou as passagens do Jordão e armou emboscada contra os irmãos.
- Sansão se entregou aos prazeres com Dalila e desprezou seu nazireado.
- Samuel não dominou sobre seus filhos tal qual fez Eli.
SURGEM OS REIS
- Saul teve medo do povo e permitiu que trouxessem a pilhagem da guerra contra os amalequitas, desobedecendo a Deus que houvera mandado destruir tudo.
- Davi cometeu adultério e homicídio. Tomou Bate-Seba como esposa e mandou matar seu marido, Urias.
- Salomão casou-se com muitas mulheres com costumes estranhos e estas lhe levaram a cultuar seus deuses.
- Os demais reis, aqueles que não pecaram contra Deus, fizeram o que parecia reto aos olhos dEle, mas não derrubaram osaltos, e o povo continuava cultuando deuses estranhos.
O MESSIAS
Finalmente Deus mandou Jesus, a Palavra, o filho de Deus, para restaurar o seu reino. Satanás tentou destruí-lo ainda no ventre, tentando a separação de seus pais. Assim ele nasceria como o fruto vergonhoso de um adultério. Mais tarde, instigou Herodes a matar todas as crianças menores de dois anos, para tentar destruir-lhe. Deus avisou a José em sonho e este fugiu com a família para o Egito, permanecendo lá por quatro anos, até a morte de Herodes. Após o batismo nas águas o Espírito Santo conduziu Jesus ao deserto paraser tentado. Satanás o tentou por quarenta dias. Vendo que não conseguiu o que queria retirou-se para arquitetar outraforma para destruí-lo. Satanás pensavaque Jesus seria elevado ao poder em Israel e por isso tentou a Judas para traí-lo. Tramando a morte de Jesus, este não seria coroado rei. Jesus foi preso, condenado e sofreu morte de cruz. Ele, neste ato, levou sobre sí todas as nossas dores e enfermidades. Ele foi ferido pelas nossas transgressões, pelos nossos pecados e morreu como maldito, na cruzdo calvário. Lúcifer, Satanás, o diabo e seus anjos demônios comemoraram sua morte achando que com a morte do filho de Deus ninguém tiraria sua autoridade conquistada com o pecado de Adão. Mas Jesus ressucitou e trouxe consigo as chaves do inferno, o domínio da morte, naturezade Satanás, e hoje todas as pessoas que aceitam o sacrifício de Jesus na morte de cruz, em seu coração podem ser salvos da segunda morte. A primeira morte é a morte física, mas nosso espírito é eterno. Aquele que aceitar a Jesus como seu único e suficiente Salvador não provará a segunda morte. Quem desprezar estará condenado ao fogo eterno, segunda morte,  no lago que arde como fogo e enxofre, onde haverá choro e ranger de dentes. Jesus prometeu que através dele teríamos acesso direto ao Pai e que todos os que forem ao Pai, em seu nome, ele ouviria.
FINAL
Você pode aceitá-lo agora como seu único e suficiente Salvador. Se quiser, faça esta oração: "Poderoso Deus, misericordioso pai, eu entro em sua presença, em nome de Jesus, para pedir perdão por todos os meus pecados que tenho cometido por comissão e por omissão, consciente e inconscientemente. Perdoa-me oh Pai. Limpa-me no sangue precioso de Jesus derramado na cruz. Eu lhe peço e te agradeço em nome de Jesus. Amém.
Se você fez esta oração e quiser continuar nos caminhos do Senhor e conhecer as promessas que ele tem para tua vida, procure uma igreja onde o evangelho é pregado mais próxima. Apresente-se ao líder da igreja e diga que recebeu Jesus em seu coração, e gostaria de fazer parte da família abençoada de Deus.

Deus abençõe todos o teu caminhar e frutifique mais e mais a tua vida.