terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Naum 1.3

"O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força, e ao culpado não tem por inocente: o Senhor tem o seu caminho na tormenta, e na tempestade, e as nuvens são o pó de seus pés."

- O Senhor é tardio em irar-se - Quantas vezes erramos? Muitas deliberadamente e não recebemos de imediato a punição por nossos atos? Se Deus fosse nos punir imediatamente, quem poderia resistir a mão do Senhor? No entanto ele é tardio, porque espera o nosso arrependimento. Mais que isso, que também deixemos o erro. Não devemos ser qual a porca que depois de banhada volta ao seu lamaçal. Ou a prostituta que comete adultério, limpa a boca e diz: nada fiz.
Sem arrependimento, não há perdão.
- e ao culpado não tem por inocente - Davi errou, se arrependeu, mas o fruto do seu erro sofreu punição, pois seu filho morreu e houve guerra entre seus filhos pela sucessão do seu trono. Salomão errou casando com mulheres estranhas, que trouxeram suas culturas e dogmas que o fizeram pecar. Depois dele, seu reino foi dividido. Sansão errou indo atras de mulheres estranhas. A sua força não estava nos cabelos, mas em Deus. E Deus a retirou dele, porque seu coração se entregou as concupiscências mundanas. Somente quando se humilhou e se arrependeu Deus restituiu sua força novamente. Não foi porque Dalila lhe cortou os cabelos que perdeu sua força, e sim porque Deus estava lhe mostrando por diversos acontecimentos que estava se desviando do Seu caminho. Por várias vezes Dalila o enganou e mesmo assim Sansão se entregava mais e mais aos seus caprichos.
- o Senhor tem o seu caminho na tormenta - Cristo andou sobre as ondas, durante uma tempestade no mar, para atravessar para o outro lado do mar da Galiléia, mas seus discípulos o vendo, pensaram ser um fantasma. Pedro o reconhecendo, mas ainda tendo dúvidas em seu coração pede para ir a Ele. Porém, com pouca fé, começa a afundar, mas Jesus o toma pela mão e entra no barco com eles. Outra vez estava Jesus dormindo no barco durante uma tempestade. Seus discípulos o acordam indagando se ele não se importava que eles perecessem. Ele porém, repreendeu os ventos e acalmou a tempestade.
Deus nunca nos desamparará! Nosso choro pode durar uma noite, mas a alegria virá pela manhã! O melhor de Deus ainda está por vir para nossa vida. Ele tem pastos verdejantes pra suas ovelhas. Águas tranquilas e uma mesa farta, abundante e transbordante para aqueles que tem sua esperança nele.
Amém?
"Se somos infiéis, ele permanece fiel; pois não pode negar a si mesmo". 2Tm 2.13