segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Salmo 34.5

"Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos".

Olharam para ele - Olhar para ele é buscá-lo. Se o buscarmos o encontraremos (Mt 7.7). Olhar para ele, porque ele olha dos céus para os filhos (Sl 14.2). Olhar com humildade (Is 66.2). Olhar para ele é fazer a sua vontade. É agradecer por tudo o que temos. É agradecer pelas promessas recebidas. Pela esperança de alcançar as que ainda não se pode ver. É agradecer pela saúde, ou pela esperança de cura de uma doença; pela alegria de um novo dia; pela tristeza de um que termina; pela vida, e pela esperança de não provar a segunda morte.

e foram iluminados - Se andarmos com ele, andamos na luz. E quem anda na luz não tropeça. O ser humano, por sua natureza, anda nas trevas, mas é o Senhor que ilumina nossas trevas (2Sm 22.29 e Sl 18.28). Devemos andar na luz de Deus, porque ele é luz e nele não há trevas (I Jo 1. 5-7); e porque ele nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz (I Pe 2.9). A luz resplandece nas trevas e as trevas não prevalecem contra ela (Jo 1.5). Nós somos a luz do mundo(nós que fazemos a vontade de Deus, que cumprimos seus mandamentos, e seus mandamentos não são pesados), e se a luz que há em nós for trevas, que grandes trevas serão (Mt 6.23b).

e os seus rostos não ficarão confundidos - Já tentou procurar algo a noite, com a luz apagada, em completa ausência de luz? Nos confundimos, tropeçamos, nos machucamos, podemos até quebrar alguma coisa (levante as mão quem já fez isso! \o/ ). Mas na luz do dia, ou mesmo sob a luz artificial (como a inventada por Thomas alva Edison - a lâmpada), temos nossa visão mais aguçada e raramente confundimos alguma coisa. Sob a luz de Deus não tropeçamos nas astutas ciladas do inimigo. Porque somos astros sem brilho, como a Lua e os planetas e precisamos da luz de Deus para resplandecer. Se caminharmos sempre em sua direção, sua luz resplandecerá através de nós. E a luz resplandecida em nós poderá iluminar aqueles que vivem em trevas. Prossigamos e almejemos alcançar a "maravilhosa luz de Deus".
Amém?

Onde está o caminho para a morada da luz? (Jó 38.19a)

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Salmo 34.4

"Busquei ao Senhor, ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores".

Busquei ao Senhor - Deus está sempre pronto para nos atender, segundo a Sua vontade e Seu tempo. Mas isso requer uma atitude nossa. Para Deus operar em nossas vidas devemos buscá-lo. Ele tem um celeiro cheio de bênçãos e para isso pedimos com fé, em nada duvidando. Em Jr 29.13, diz: Vós me buscareis e me encontrareis, quando me buscardes de todo o coração. Essa ação é requerida de nossa parte. Temos que buscá-lo não só com palavras, mas com súplicas e ação de graças, reconhecendo a soberania de Deus. Ele sabe como e qual o melhor tempo para derramar suas bençãos sobre nossas vidas. Não devemos perder nosso tempo com futilidades. Devemos buscá-lo enquanto se pode achar (Is 55.6). Enquanto temos o fôlego da vida e antes que a última trombeta soe, ainda há tempo. Se o buscarmos, nós o encontraremos, mas se o deixarmos, ele nos rejeitará para sempre (I Cr 28.9).
e ele me respondeu - Jonas nos dá uma grande lição. Mesmo após ter rejeitado a vóz de Deus e fugido de sua presença. Encontrava-se derrubado, prostrado, caído, no ventre de um grande peixe. Lembrou-se do Senhor e clamou, e Deus o livrou (leia os capítulos 1 e 2 do livro de Jonas).  Mesmo após um erro, quando o buscamos, arrependidos de nossas ações, ele nos ouve e responde através de sua palavra, de seus profetas e até da jumenta de Balaão (Nm 22.5 - 33).
livrou-me de todos os meus temores - livrou-me de "todos", não apenas de alguns. Deus é o todo Poderoso, ele pode todas as coisas. Não há impossível para Deus. É o único que pode nos livrar de todos os nossos temores, de todas nossas angústias. Não há outro semelhante ao Senhor.

O Senhor livre tú e tua família de toda obra que o inimigo levantar contra ti.
Amém?

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Salmo 34.3


"Engrandecei ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome".

Engrandecei ao Senhor - Como engrandecer quem já é grande? Ou quem é imenso? Deus é grande e não podemos compreendê-lo; ninguém consegue contar os seus anos (Jó 36.26). Nem os céus, nem tampouco os céus dos céus podem conter Deus (I Reis 8.27). Não existe um deus maior, não existe um deus tão grande como o Senhor. Mesmo porque não há outro que tenha criado os céus e a terra e tudo o que neles há. Quais e quantas das nossas palavras podem quantificar e magnificar a sua grandeza?
Engrandecemos a Deus quando recebemos Jesus em nossos corações. Quando nossas vidas estejam direcionadas pela sua graça. Quando aceitamos seu sacrifício que nos tornou, zambujeiro que somos, parte da videira verdadeira. E como galho enxertado na videira, damos bons frutos. Quando cumprimos o "Ide" de Jesus para resgatar as muitas almas que ainda estão cativas, levando o verdadeiro evangelho da graça. Quando não nos envergonhamos d'Ele e da sua palavra. Em Dt 32.3, a escritura diz: Apregoarei o nome do Senhor. Engrandecei o nosso Deus.
O nome de Cristo deve ser engrandecido no nosso corpo (Fp 1.20). Nossa alma deve engrandecê-lo (Lc 1.46). Exaltê-mo-lo pelo favor imerecido que recebemos todos os dias por sua maravilhosa graça. Exaltado é o Senhor, rocha minha (2Sm 22.47). Adoremos no seu santo monte (Sl 99.9). Celebremos-O com júbilo (Sl 100).
O seu nome é Javé (Gn 2.4); Deus (Gn 1.1); Senhor dos Exércitos (Jr 33.11); Pai (Is 63.16); Santo de Israel (Is 1.4); Altíssimo (Gn 14.18); Todo-Poderoso (2Co 6.18); Deus-Vivo (Os 1.10); Rei (Sl 24); Rocha (Dt 32.18); Redentor (Jó 19.25); Salvador (Sl 106.21); Juiz (2Tm 4.8); O Primeiro e o Último (Ap 22.13); Eterno Deus (Is 40.28); Pastor (Gn 49.24); Ancião de Dias (Dn 7.9); O Deus de Betel (Gn 31.13); O Deus que vê (Gn 16.13). Além de: Jeová Jiré (Deus Provedor); Jeová Rafah (Deus que me cura); Jeová Nissíh (Deus é minha bandeira). Entre outros nomes, cito o link: http://www.inthenameofjesus.org/Portuguese/webpage/Nomes%20de%20Jesus.htm

A Paz do Senhor. Shallon Adonai. O Senhor esteja presente em todos os seus dias, e seja seu alvo, em tudo o que fizer.
Amém?

sábado, 8 de janeiro de 2011

Salmo 34.2


"A minha alma se gloriará no Senhor: os mansos o ouvirão e se alegrarão"

A minha alma - ou, o meu fôlego de vida, que é assoprado por Deus. Por isso não devemos temer os que tiram a vida, e sim aquele que pode tirar nossa salvação. A maravilhosa graça de poder acordar e respirar todos os dias, é uma dádiva dada por Deus.
Me gloriarei no Senhor - Não existe outro deus como o Senhor. Nenhum outro há que pode criar os céus, a terra e tudo o que neles há. Nenhum outro pode fazer maravilhas. Quem nos conhece mesmo quando não havíamos sido formados, quando éramos uma massa informe, no ventre de nossa mãe? Ele já nos conhecia e nos destinou para o Reino de sua maravilhosa luz. Sim, dele, por ele e para ele, fomos criados. Porque "somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, asquais Deus preparou para que andássemos nela" Ef 2.10. Por isso me gloriarei no Senhor a cada conquista em minha vida. Me gloriarei no Senhor a cada dia vivido. Me gloriarei no Senhor a cada amigo que me der. Me gloriarei no Senhor, também, no sofrimento. Com paciência esperarei o tempo de Deus (Sl 40), nas minhas lutas, ainda que a vitória não venha me gloriarei em ti, Senhor. Me gloriarei no Senhor porque ele é grande, e a sua benignidade dura para sempre. Me gloriarei no Senhor porque é o meu refúgio, a minha fortaleza, o meu socorro na tribulação, na angústia de minha alma. Me gloriarei no Senhor por guardar o meu sono, e renovar o meu espírito ao amanhecer.
Os mansos o ouvirão - manso é qualidade daquele que é pacífico, pacato, sereno, tranquilo. Pronto para receber a Palavra de Deus em seu coração. Deus nos deu dois olhos, dois ouvidos e uma boca, para prestar atenção as palavras daqueles que pregam a boa notícia do Reino; para ver, ler e meditar nas escrituras sagradas. Manso é qualidade de ovelha. E a ovelha segue a vóz de seu Pastor. Por ele, é levada a verdes pastos, a águas tranquilas (Sl 23.2). Ao ouvir a sua vóz, não devemos cerrar nossos ouvidos. Os mansos ouvirão a vóz do verdadeiro pastor: Cristo, Salvador. E o seguirão porque o amam mais que a esse mundo. Porque já deixou as concupiscências deste mundo e veio para o Reino do seu amor. E alegrarão, porque a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10). Porque o coração alegre aformoseia o rosto (Prov 15.13). Porque o choro pode durar uma noite, mas aalegria vem pela manhã (Sl 30.5b). Porque o Senhor se agradará de ti com alegria, e renovará o seu amor e se alegrará em ti com júbilo (Sf 3.17).
Amém?

A maravilhosa graça de Deus se faça presente em nossas vidas e em todos os nossos dias.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Salmo 34.1

Louvarei ao Senhor em todo o tempo: o seu louvor estará continuamente na minha boca.

Louve ao Senhor em toda a hora do dia. Comece no seu amanhecer. Só o fato de acordar é um maravilhoso presente de Deus. Reconheça que ele te dá mais um dia pra viver, pra contemplar e admirar o céu, o ar, o vento, o calor do dia, o frescor da chuva, as plantas que ele criou. Veja! Como são muitas as suas maravilhas! E ele nos deu poder para sujeitar todas as coisas, tudo o que foi criado. Os céus são os céus do Senhor, a terra deu-a aos filhos do homem para conquistar. Durante a labuta do dia, louve-O com tuas palavras, respeitando seus semelhantes. Respeitando também os diferentes, mais ainda, os indiferentes. Louve-O com os olhos. Procure enxergar o que há de bom nas pessoas. Louve-O com tua boca, exaltando suas qualidades e perdoando seus defeitos. Louve-O com gestos de amizade. Sendo longânimo, tardio em irar-se, pronto sempre a trazer uma palavra amiga. Qual seja para exortar, qual seja para aconselhar.
Ser assim todo tempo é muito difícil. Mas podemos, com a graça de Deus, avançar nesta conquista. Tropeço pode acontecer, mas em Cristo temos nosso amparo. N'Ele temos um coração pronto para perdoar quem nos ofende. Pronto para pedir perdão quando ofendemos alguém. Se cairmos, Ele nos sustenta com a sua mão direita. Levantemos e prosseguimos louvando ao Senhor com nossas atitudes, não só por palavras.
O que escrevo, não escrevo para que vocês, leitores, procurem fazer e seguir. Mas escrevo, principalmente, para mim. Pois preciso muito ler, meditar, sentir e melhorar como ser humano e como cristão.

A glória do Senhor encha os nossos corações de amor, paz, longanimidade, bondade, alegria, benignidade, fé, mansidão e temperança.

Vinde! Louvemos ao Senhor!

O único caminho para a salvação

Jesus é o único caminho para chegarmos a Deus. No livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 4, versículo 12, o escritor sagrado, o médico Lucas, por intermédio do Espírito Santo, diz: "E não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há outro nome entre os homens pelo qual devamos ser salvos."
Este chamado de Deus é para levarmos às nações as palavras do Evangelho do Reino. Pois, a humanidade sem Cristo está perdida. E isto diz respeito a todos os indivíduos. Ainda existe muito por se fazer, e ficar de braços cruzados esperando que Cristo venha novamente para pregar não é a vontade de Deus. Deus nos comissionou, a todos os Cristãos, para levarmos o Evangelho do Reino a toda criatura, ou seja, devemos pregar a todos e em todo o tempo. Enquanto Deus nos dá, por sua grande misericórdia, o fôlego de vida (as misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos - Lamentações 3.22), devemos apresentá-lo às pessoas, e muitos não o conhece. Um Deus bondoso(Sl 23.6), galardoador dos que o amam(Hb 11.6), misericordioso (sua misericórdia é de eternidade a eternidade - Sl 103.17), longanimo( e grande em beneficência - Nm 14.18), além de muitos outros atributos. Devemos aceitar Jesus como nosso único e suficiente salvador e levar a boa notícia do Reino de Deus a todos. Amém?
"Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor". Sl 150.6